domingo, 8 de janeiro de 2017

Por que é tão difícil falar em saúde mental?





Mais um ano começou, muitas expectativas e planos, mas antes reflexões sobre o ano que passou. Naquilo que fizemos, no que vivemos, nas relações que experimentamos e em tudo que deu certo e que não deu certo no ano que se passou. Esse é um movimento pessoal, mas que conta com uma grande ajuda da nossa cultura. Quando o réveillon chega vivemos uma espécie de catarse a partir da qual nos propomos a resgatar os nossos sonhos, construir os nossos projetos, executar os nossos planos e a realizar tudo o que sempre desejamos.


Em meio a este clima, no mês de janeiro acontece a Campanha Janeiro Branco. A proposta da campanha que nasceu em 2014, Uberlândia (MG), é uma proposta transdiciplinar.  A campanha, apesar de ter nascido pelas mãos de psicólogos(as) e possuir o espírito da Psicologia, tem por objetivo conscientizar todas as pessoas do mundo a refletirem sobre as suas saúdes mentais, condições emocionais de vida, qualidade de vida e qualidade de relacionamentos na vida.

A campanha deste ano tem como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Debater e difundir o conceito de saúde mental com a sociedade brasileira, apresentando-a como uma condição necessária para o bem-estar, o trabalho e a convivência social. 


Os idealizadores da campanha acreditam que janeiro é um mês terapêutico! Propuseram assim uma campanha que o use como plataforma, ponto de partida, inspiração e motivação para as pessoas realizarem mudanças em termos sentimentais, emocionais e relacionais ao longo de todo o ano e toda a vida.

Como o objetivo principal da campanha é promover a conscientização da população a respeito de todas as temáticas relacionadas ao universo da Saúde Mental, a principal estratégia da campanha sempre foi a realização de palestras-relâmpago de 20 minutos em espaços públicos ou privados com fluxo de pessoas (salas de espera de hospitais, clínicas médicas, terminais de ônibus, filas de casas lotéricas, pátios de escola, restaurantes populares etc).

Através de uma forma didática, aborda-se temas sobre sexualidade, a importância do afeto na construção do humano, a importância de falarmos sobre os nossos sentimentos, os sintomas e causas mais prováveis da depressão e da ansiedade, as característica e funções do luto, o valor da infância, as necessidades sentimentais da terceira idade, o que é síndrome do ninho vazio, o que é Saúde Mental no trabalho, etc.

As empresas também estão sendo palco da campanha por meio de palestras-relâmpago, rodas de conversa e breves dinâmicas interativas sobre os mesmos temas junto aos participantes. Escolas estão tendo  exibição de filmes sobre Educação e Saúde Mental, distribuição de poesias em ampolas em praças públicas, caminhadas em parques e avenidas, exposição de arte e oficinas artísticas em comunidades terapêuticas, CAPS e hospitais-dias.

Link em inglês: 

Repercussões fora do país:


Facebook da Campanha Janeiro Branco:


Até a próxima,
Laura


Nenhum comentário:

Postar um comentário