domingo, 16 de abril de 2017

Como lidar com as perguntas do meu filho!


Já escrevi em diversos posts sobre a importância do diálogo entre pais e filhos e da família de maneira geral. Por mais simples que isso possa parecer, algumas pessoas ainda tem receio e dúvidas em como fazer isso. E não há nada de errado, desde que você esteja disposto a mudar.

Quando as crianças são menores, as conversas, geralmente, surgem de perguntas. Perguntar e esclarecer dúvidas é uma parte essencial do processo de aprendizagem. Mas nem todas as crianças se sentem à vontade para dizer que não entenderam algo ou até para satisfazer sua curiosidade. Seja por timidez ou porque o ambiente, tanto em casa, quanto na escola, não lhes propicia essa liberdade.

O fato da criança não se sentir a vontade para perguntar pode estar relacionado a muitos fatores e o objetivo do post não é esse, mas discutir sobre a importância dessa fase para a processo de aprendizagem e construção da identidade das crianças. 

Se sua criança te procurar com diversas dúvidas e até mesmo curiosidades isso é um ótimo sinal. Ela está se desenvolvendo, buscando compreender o mundo e  busca pessoas em que confia para sanar os questionamentos.  Algumas vezes os adultos podem evitar esses momentos por temer o “rumo da prosa”. Falar sobre sexualidade, morte, drogas, limites e outros temas, pode assustar os pais.

Não há constrangimento ou medo em falar sobre esses temas com seu filho. Os pais não devem esconder seus sentimentos. Procure identificar o motivo do desconforto e de tempo a si mesmo. Comece conversando com assuntos que você se sente mais a vontade para explicar e se precisar diga que precisa de tempo pois não sabe a resposta, mas irá procurar. Se precisar pesquise e aprenda junto com ela!

Por outro lado temos adultos que não demonstram constrangimento e falam abertamente com suas crianças. Isso é ótimo, mas também é preciso dar tempo a ela. Identifique o que ela já sabe sobre o tema e esclareça apenas o que ela busca entender. Use termos e palavras que ela está habituada e aos poucos introduza novos. Evite ir além do que a criança possa compreender ou abstrair. É comum os adultos quererem mostrar que dominam determinado tema, mas acabam atrapalhando o pensamento da criança e antecipando assuntos determinados a faixa etária. Utilize esses momentos de curiosidade e descobertas dos pequenos para se aproximar deles, investigar o motivo da pergunta e estar próximo ao que se passa na cabecinha deles.

Até a próxima
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário