domingo, 15 de janeiro de 2017

Adaptação escolar!



Com a chegada de mais um ano muitas famílias se preparam para a entrada do filho na escola. Uma fase permeada por muitos questionamentos quanto a melhor opção em termos de escola e metodologia. Dentre tantos dilemas tanto para os pais quanto para o filho, encontra-se o processo de adaptação escolar. 

Cuidados especiais no período de adaptação são essenciais para que ambas as partes passem por esse ciclo da melhor maneira. Muitas escolas oferecem uma boa adaptação dos pais e dos filhos nessa fase, permitindo que ambos se acostumem ao novo ciclo.  Mas quando o período da adaptação não é respeitado ou algo não vai muito bem a criança pode ficar confusa e insegura e assim prejudicar seu processo.

É comum vermos pais chorando no lugar da criança ou com dificuldades em separar-se enquanto que a criança está tranquila. Dessa maneira é preciso que o adulto que a acompanhe tenha uma postura firme e segura para facilitar o processo de adaptação escolar. Os pais precisam sentir e passar confiança ao filho.

Talvez essa fase evoque nos pais lembranças de sua própria infância e questionamentos sobre sua atuação como pai. Assim, tente identificá-los e conversar com sua família e até mesmo com seu filho sobre o que está passando. 

Ah, e quanto a escolha da melhor escola e metodologia acredito que não há resposta. O importante é que você conheça e opte por aquela que vier de encontro a sua filosofia de vida, educação, disponibilidade financeira e tempo.

Até a próxima
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário