segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Self-care, você já cuidou de você hoje?



Você já cuidou de você hoje?
Ou está ocupado(a) que não teve tempo e quando teve estava cansado(a) demais para isso?

Muito se fala em auto-cuidado, mas na prática a coisa muda, não é mesmo?!

O auto-cuidado é importante para manter um relacionamento saudável consigo mesmo, pois produz sentimentos positivos e aumenta sua confiança e auto-estima, sendo crucial para nosso bem-estar físico e mental.  Além disso, o auto-cuidado é necessário para lembrar a si mesmo e aos outros que você e suas necessidades também são importantes. Este é um termo amplo que abrange praticamente qualquer coisa que você faça bem para si mesmo. Sejam práticas de 5 minutos a uma hora por dia. Para incluir regularmente em sua vida um pouco de amor e atenção para seu próprio corpo, mente e alma.

Não significa fazer grandes esforços físicos, compras, viagens ou até mesmo ir na manicure. O auto-cuidado está além destas atividades que valorizam a auto-estima, mas em encontrar um momento para si, se reconectar com seus valores e refletir sobre os dilemas diários.

Sim, você tem muitas responsabilidades, todos nós temos. Mas é importante lembrar que cuidar de você também é sua responsabilidade. Pequenas coisas como tomar um chá com amigas, observar as nuvens ou ler um livro são essenciais para a sua felicidade diária.

Aqueles que costumam integrar práticas de auto-cuidado no seu dia a dia, muitas vezes o fazem por sofrerem as consequências de um longo período sem atenção a si mesmo. E chegam a determinado ponto que o auto-cuidado não é mais algo a se vangloriar, mas sim uma necessidade.

O auto-cuidado permite um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Ao contrário da crença comum, o workaholism não é uma virtude. Excesso de trabalho, e o estresse e exaustão que o acompanham podem torná-lo menos produtivo, desorganizado e emocionalmente esgotado. Os hábitos profissionais de auto-cuidado, como fazer pausas intermitentes (almoçar, ligar para a mãe ou dar um passeio), estabelecer limites profissionais, evitar sobrecarga, etc., garantem que você se mantenha forte, motivado e saudável.

O auto-cuidado não é apenas sobre sua saúde mental. É também cuidar do seu eu físico, comendo de forma saudável, dormindo adequadamente, cuidando da sua higiene, fazendo exercícios regularmente, etc.

O lado positivo é que existem muitas práticas diferentes de auto-cuidado, e nenhuma delas é especialmente difícil ou exige muito planejamento. O segredo é encontrar algumas de que você realmente goste e que se encaixem em sua vida e valores.

Para te auxiliar, seguem algumas ideias de auto-cuidado sensorial, emocional, espiritual e físico:
  • Deite-se e ouça música com os olhos fechados.
  • Sente-se no calor do sol da tarde.
  • Ande descalço na grama.
  • Tenha uma massagem com óleos essenciais.
  • Veja um terapeuta.
  • Arranje tempo para estar com um amigo ou membro da família que realmente entende você.
  • Deixe-se chorar quando precisar.
  • Mantenha uma prática diária de meditação ou atenção plena.
  • Participe de um serviço voluntário.
  • Dance suas músicas favoritas
  • Faça yoga.
  • Tenha um animal de estimação
  • Pare de socializar com aqueles que prejudicam ou enfraquecem você.

Até a próxima,
Laura

*Ilustração: auralewis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário