segunda-feira, 30 de julho de 2018

Vida a dois fora do Brasil: desafios e expectativas!



Como já escrevi em alguns posts, mudar de país e iniciar uma nova vida é mais do que uma mudança física, mas também uma mudança emocional. Aspectos culturais, linguísticos, econômicos e muitos outros serão pontos que você passará a notar no seu dia a dia, pois estes não serão mais os mesmos. Mas você já parou para pensar sobre a relação com seu companheiro(a) durante o processo de mudança?

Um aspecto que até então era natural e fazia parte do dia a dia que nos trazia suporte e conforto, era o contato frequente com os amigos e familiares. Com a mudança para outro país estes contatos podem diminuir e isso terá efeitos na maneira com que você passará a olhar para si e encarar esta nova fase, mas também efeitos em seu relacionamento com seu parceiro(a)!

É natural tornar-se mais depende do seu companheiro(a), já que sua rede de apoio não é tão presente quanto antes e vocês tem apenas um ao outro para tomar desde as decisões mais simples, como o passeio do final de semana, até as mais complexas, como decidir se vão comprar ou não uma casa. Para alguns casais, isso pode mudar completamente a natureza de seu relacionamento.

Portanto, embora seja normal confiar um no outro para obter apoio emocional e necessário, procure encontrar nos seus familiares e amigos este apoio também. Lembre-se que seu companheiro(a) também está passando pelo choque cultural de se mudar para o exterior, então vocês devem se apoiar mutuamente, mas buscar outras fontes, pois não será sempre que você terá as respostas esperadas por ele.

Não se assuste ao perceber que seus gostos irão mudar ou até mesmo seus interesses e atividades. Experiências que você nunca imaginou fazer, talvez não fiquem mais apenas na imaginação, mas faça parte do seu dia a dia. E isso vale para simples passos, como começar um trabalho voluntário, abrir um pequeno negócio ou até mesmo voltar a ser estudante. Morar em outro país nos da a possibilidade de ver não apenas o mundo de outra forma, mas a nós também. Nesta fase é importante encontrar o equilíbrio com seu companheiro(a) para que ambos respeitem estas mudanças e aprendam juntos coisas novas sobre o outro. 

Uma das coisas mais legais de se mudar para o exterior é que, na verdade, é uma oportunidade de se relacionar e se aproximar como um casal. E isso não se resume apenas a passarem o máximo de tempo juntos em casa, mas é uma chance de sair como um casal e tentar novas experiências, fazer coisas juntos que você nunca fez antes. Quem sabe iniciar aulas de dança juntos, ou corrida ou até mesmo um curso de culinária.

Quando um casal muda para outro país é comum eles terem vidas sociais individuais. Seja porque você trabalha e ele não ou vice e versa. De maneira que você tem contato com outras pessoas e passa a ter novos amigos e muitas vezes seu companheiro(a) não está presente e desconhece estes novos relacionamentos. É ótimo ter vidas sociais individuais, mas também é importante ter uma vida social compartilhada. Ter amigos e uma rede social em comum fortalece a relação do casal, bem como a auto-estima de ambos.

Mudar para o exterior é um momento emocionante para qualquer casal, mas, como qualquer mudança, ela vem com seu próprio conjunto de desafios. Esteja ciente de quaisquer pressões potenciais que possam surgir na vida de casal, não se desespere se vocês o fizerem, converse com seu companheiro(a) e, em geral, aproveite esta oportunidade para se aproximar dessa experiência compartilhada.

Até a próxima,
Laura

*Ilustração: One Plus One Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário