domingo, 1 de julho de 2018

A importância do lazer no processo de adaptação a um novo país!



Seja você homem ou mulher, solteiro ou casado, em algum momento do processo de adaptação em um novo país você irá sentir a pressão imposta por familiares, amigos e muitas vezes por nós mesmos!

Não é novidade que todo mundo tem uma opinião e conselho para nos dar e isso é ótimo, desde que seja com respeito. Mas quando a pressão e a cobrança vem de dentro de nós, é preciso parar e refletir.

Neste momento é preciso refletir sobre o que você fez até o momento, os ganhos que obteve, as experiências, boas ou ruins, e o que você ainda pode fazer. É preciso ter calma e dar tempo ao tempo. Nós não podemos abraçar o mundo, mas muitas vezes ele pode nos abraçar. 

Reconheça seu esforço,  acredite no trabalho feito até o momento e descanse. Sim, descanse! Descanse, passeie e use seu tempo de outra maneira, seja fazendo esporte, dançando ou andando com seu cachorro na rua. O processo de adaptação ao novo país requer muito de nós, em todos os aspectos, mas ainda sim é preciso ter um tempo para relaxar.

O tempo de lazer é uma prioridade mesmo na vida dos expatriados! Se para você pode parecer errado descansar e fazer o famoso “nada”, esqueça isso, nosso corpo e mente precisa deste tempo para funcionar de maneira eficiente.

Sem lazer nós não podemos ter um equilíbrio entre vida e trabalho e sem este equilíbrio nós não conseguimos ser produtivos, saudáveis e muitas vezes felizes. Quando me refiro a trabalho, não me refiro apenas as pessoas que saem de casa cedo e voltam apenas no fim do dia, mas também aquelas que permanecem em casa trabalhando.

É sabido que o lazer varia de cultura para cultura. Para uns pode ser pedalar, correr ou se exercitar, mas independentemente do que seja, é ter tempo para você mesmo. Quando relaxamos, nosso nível de ansiedade e estresse diminuem e assim conseguimos lidar com o equilíbrio entre vida e trabalho de maneira mais eficiente.

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário