domingo, 8 de julho de 2018

Você consegue ficar sozinho?



Em algum momento da sua vida você provavelmente se deparou com situações nas quais teve que ficar sozinho, seja por que seu companheiro(a) estava viajando; seus filhos estavam na casa dos avós e muitos outros. Para algumas pessoas essa situação causar bem estar e para outras proporciona certa angústia. Momentos em que muitas vezes podemos ficar perdidos, sem saber o que fazer e muitas vezes até incomodados com este sentimento. É claro que tudo depende da sua idade e da situação em que você se encontra, mas de maneira geral, precisamos refletir sobre este assunto.

O ‘ficar sozinho’ que me refiro neste texto está relacionado ao fazer algo para ficar consigo mesmo, em se sentir bem com a própria companhia, sem ter a presença de outra pessoa. Como, por exemplo, a leitura de um livro, em assistir um filme ou série, fazer uma caminhada no parque e etc. Lembrando que há uma grande diferença entre ficar sozinho e se sentir sozinho.

O ‘ficar sozinho’ é diferente de sentir solidão. Este sentimento liga-se com questões pessoais, através da sua história de vida e da sua subjetividade, como também os aspectos emocionais e psíquicos. Sendo assim, é muito importante diferenciar, uma situação da outra, podendo distinguir o que é ‘estar sozinho’ e se ‘sentir sozinho’. Um se refere a algo transitório, momentâneo e passageiro, já na outra situação tem-se maior significado e profundidade.

Em nossa sociedade o estar sozinho ainda é visto com muito pré-conceito e estigmas negativos. Conceitos que foram construídos ao longo dos anos tendo como conceito central de que para a pessoa ser feliz precisa estar sempre interagindo com outras pessoas. Os sentimentos como tristeza e pena são muitas vezes associados a pessoas que se encontram sozinhas. 

Nós sabemos que o ser humano é um ser social, e é de sua natureza estar em constante interação com outras pessoas. Mas ainda assim, não há problema algum ficar sozinho em determinadas situações. Sendo que isto, não está necessariamente atrelado a aspectos melancólicos ou depressivos. Precisamos desmistificar a diferença entre os conceitos e encontrar prazer e sentido ao ficarmos sozinhos.

Nos momentos em que estamos sozinhos, podem surgir um autoconhecimento e um redescobrimento, de quem somos e o que queremos fazer, certas respostas surgem, auxiliando na tomada de decisão e na maneira de se relacionar com outras pessoas. De maneira que sentimos as energias renovadas! 

Até a próxima,
Laura

*Ilustração: Yaoyao Ma Van 

Nenhum comentário:

Postar um comentário