domingo, 29 de abril de 2018

Como educar emocionalmente?



Lidar com as emoções pode não ser fácil, mas quanto antes começarmos a trabalhar com elas, mais saudável será a inteligencia emocional da criança. Os pais devem ensinar a criança  a pensar sobre suas emoções, de modo que consigam identificar o que sentem e também como as outras pessoas se sentem.

Não há idade certa para iniciar o ensino das emoções ou uma melhor metodologia para isso, tudo varia da maneira com que a família e a criança irão experimentar e lidar com as emoções. O papel dos pais é ajudar a criança a canalizar suas emoções, a expressá-las, a controlá-las e a favorecer a comunicação com os seus semelhantes. 

Um exemplo claro e prático para trabalhar as emoções são aqueles momentos de “birra”, na qual a criança chora e grita por não poder comer a sobremesa. O adulto ao conhecer a criança e seus comportamentos, pode neste momento, acolhe-lá e dizer que ela pode estar se sentindo frustada por não poder comer a sobremesa e que isso é normal, mas no momento ela não poderá comer. 

Ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, você trabalha com questões muito importantes com a criança. Neste simples exemplo você consegue trabalhar com a nomeação de um sentimento que pode ser desconhecido para a criança, permitindo assim que ela identifique não apenas o que está sentindo como investigando os outros sentimentos ela está sentindo no momento; você legitimiza um sentimento e diz que é normal se sentir daquela maneira e que não há problema algum, porem há maneiras certas de expressar isso. Se você achar pertinente, pode compartilhar momentos em que você também se sentiu da mesma maneira e como você lidou com a situação.

O ponto central é que muitas vezes a maneira que as crianças sentem e expressam as emoções não são compatíveis, e elas não sabem disso, pois precisam tomar consciência desta diferença. De maneira que ela precisa aprender a expressar o que sentem, sem ferir os outros e mais importante ainda, sem ferir a si mesma.

Em posts antigos, como “ciúme dos filhos em relação ao casal”, “meu filho não sabe perder", "não foi nada já vai passar” e “como lidar com as perguntas do meu filho”, eu mostro como estes momentos também podem ser usados para educar emocionalmente!

Até a próxima,
Laura

Foto: Pascal Campion

Nenhum comentário:

Postar um comentário