domingo, 21 de janeiro de 2018

Avós e netos!



A relação dos avós com os netos pode ser uma fonte de alegrias, afeto, compreensão e rejuvenescimento, mas como todas as relações familiares, precisa de certos cuidados para que se possa de fato usufruir, crescer e aprender.

A maior importância dos avós na vida dos netos e de toda a família é sua função de ‘historiador’, não apenas de contar, relembrar histórias e até mesmo situações engraçadas na família, mas também de resgatar como estes momentos foram transformadores e importantes para a família.

A presença dos avós também organiza a identidade familiar, de crenças e valores. Os netos que têm a felicidade de conviver com seus avós, e que podem ouvi-los e aprender com eles serão introduzidos nos valores familiares e éticos sem a necessidade de ensinamentos teóricos e verbais.

Os avós, nesse relacionamento com os netos, podem exercitar tarefas já desempenhadas com seus filhos, mas agora, com mais leveza, experiência e menos obrigações. Os pais podem possibilitar que os avós e netos se relacionem, cuidando para não sobrecarregar os avós de ordens e responsabilidades, pois se isto acontecer a tarefa deixa de ser prazerosa e se torna um fardo.

Nas famílias em que os avós podem desempenham a tarefa de cuidar dos netos rotineiramente, alguns cuidados a mais precisam ser tomados. Eles não são os pais das crianças e portanto as regras e determinações não devem ser dadas por eles, mas sim pelos pais que são os responsáveis pela educação e criação dos filhos.

Dessa maneira, os avós devem ser uma extensão das ordens e decisões dos pais. O funcionamento e regras devem ser definidos e colocados pelos pais de forma clara e explícita, e os avós devem mantê-las com os netos. Os pais precisam manter sua autoridade e os avós não devem desqualificar as regras e o funcionamento dos filhos. Em famílias nas quais isto não acontece é comum vermos pais criticando avós e avós criticando pais. Desgastando a relação familiar e gerando momentos de stress. 

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário