domingo, 18 de fevereiro de 2018

Falando sobre padrastos e madrastas!


  A meu ver o papel dos padrastos e madrastas é um dos mais delicados dentro da família! Estes papéis deixaram de ser vistos como tabu e atualmente são mais frequentes do que imaginamos.

     Para esta nova família que irá se formar, alguns cuidados devem ser tomados para que a relação cresça com respeito, limites e afeto. O primeiro cuidado é ter a clareza que esta família já existia antes da sua chegada e que desta maneira, você é a pessoa nova que precisa avaliar seu espaço nesta família, ou seja, como a família funciona, quais são seus hábitos, suas rotinas e por ai vai. De maneira que este novo integrante na família consiga ocupar seu lugar e ter uma relacionamento saudável com todos!

    Em famílias com crianças pequenas é comum que os padrastos e madrastas desempenhem funções parentais, e para isso é preciso que os adultos definam os contratos com muita clareza e respeito com o parceiro para evitar desentendimentos. Em famílias com filhos maiores, a situação muda um pouco, mas o mesmo cuidado e atenção deve ser dado. 

      Uma atitude que auxilia a boa relação entre os padrastos/madrastas e os enteados é quando os próprios pais sabem diferenciar o amor e a intimidade que eles tem com este novo(a) companheiro(a), da intimidade e amor que os filhos têm com esta nova pessoa na família. Sendo assim, é aconselhado fazer a aproximação aos poucos, dando tempo para que todos se conheçam e descubram espaços, atividades e cuidados necessários para a harmonia das relações. Os pais precisam preservar momentos na relação com os filhos sem o padrasto ou madrasta e individualmente com cada um.

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário