segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sessão Pipoca: Autismo e Família!


Provavelmente você já ouviu falar ou conhece pessoas com autismo, o Transtorno do Espectro Autista – TEA. No último sábado, dia 02/04, comemorou-se o dia mundial da conscientização do autismo. Diversas ações de conscientização ocorreram em todo Brasil e ainda vão acontecer ao longo desta semana.


Como já disse neste post, as datas são comemoradas para conscientizar a população, diminuindo o preconceito, dando visibilidade a luta dessas pessoas e promover a inclusão social da pessoa com autismo ou qualquer outra síndrome. 

Quero compartilhar com vocês duas dicas de filmes envolvendo relações familiares e autismo. Acredito ser importante falar sobre o autismo, suas características e assim diminuir o preconceito sobre o transtorno, mas não podemos esquecer da família a qual esta pessoa faz parte.

O primeiro filme, Sei que vou te Amar ( Black Ballon), retrata a vida de um garoto comum, Thomas, com necessidades e desejos comuns, porém  tem um irmão autista, Charlie. As coisas mudam na família quando a mãe que está grávida precisa ficar de cama e assim os cuidados com Charlie passam a ser divididos com Thomas, porém ele começa a se apaixonar por uma garota e essas mudanças podem atrapalhar seu novo romance. Segue o trailer:




Já o segundo filme, No espaço não existem sentimentos ( I rymden finns inga känslor), retrata os desafios e enrascadas de um irmão, Simon, com Síndrome de Asperger, que decide ajudar o irmão a ter uma namorada perfeita, já que Sam fica muito triste com seu último rompimento. Mas Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam. Segue o trailer:




Ao mesmo tempo que os filmes mostram dilemas das pessoas com autismo e suas famílias, são encantadores e cativantes já que nos fazem pensar sobre as famílias inclusivas.

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário