domingo, 24 de abril de 2016

Musicoterapia!



Não é preciso ser expert da área para saber que a música traz benefícios àquele que a ouve. Seja em momentos bons ou ruins; momentos sozinho ou com companhia, a música faz parte do desenvolvimento humano.

Semana passada participei de um curso cujo tema era "O uso da música na Educação Especial e Inclusiva" promovido pela LEDI/UDESC e vou compartilhar com vocês o que aprendi.

Talvez você ainda não saiba, mas a música pode ser utilizada como recurso terapêutico. Existem cursos de especialização em todo Brasil que formam profissionais capacitados para ser musicoterapeutas e assim, utilizar a música (e suas diferentes possibilidades) com a finalidade de atender terapeuticamente a saúde das pessoas, em suas diferentes necessidades.

Musicoterapia é a utilização da música e ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, expressão, organização. Tem como objetivos desenvolver potenciais e/ ou restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, em consequência, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.

Este profissional irá trabalhar com a propriocepção, concentração, atividades motoras, respeito ao tempo da criança ou adulto, regulação emocional, rítmica, entre outros. 

O profissional trabalha com crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiências, bem como, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Autismo e outras; e pessoas com  condições relacionadas com o envelhecimento. Os atendimentos podem acontecer em grupo ou individual. 

Confesso que fiquei encantada pelo trabalho dos musicoterapeutas e admirada com os benefícios trazidos para aqueles que fazem da música uma terapia. Para finalizar vou compartilhar dois vídeos. 

O primeiro deles é um vídeo do Centro Camino Musicoterapia em Bueno Aires- AR, feito pelos alunos e pacientes, mostrando que todos podem fazer música. Neste vídeo aparecem crianças e adultos com deficiências, como Síndrome de Down, Autismo e PC, bem como diferentes recursos musicais.



O outro vídeo, não tem haver com musicoterapia mas música, é um trecho de um documentário Alive Inside: A Story of Music & Memory. Neste documentário, um assistente social  mostra que a música pode reavivar memórias de pacientes que sofrem de Alzheimer. O documentário esta disponível no Netflix. Segue pequena parte deste:



Documentário na íntegra: https://www.netflix.com/watch/70299276



Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário