domingo, 28 de outubro de 2018

Meu filho ainda mora comigo!


Cada dia que passa se torna mais comum que os filhos adultos continuem a morar com seus pais. O que atualmente é uma escolha aceitável já que morar sozinho, sustentar uma casa e pagar as contas se torna cada vez mais difícil tanto financeiramente quanto emocionalmente.

Não há dúvidas que cada família é unica e cada caso é particular, porém o gasto de energia e tempo dos pais em função dos filhos pode continuar a ser o mesmo de antes e o que agora deveria ser o tempo dos pais conversarem sobre planos e projetos do casal mais um vez fica de lado.

Para que nenhuma das partes sofra é importante que os pais mantenham o interesse e o espaço de casal desde quando os filhos são pequenos. Atividades e interesses particulares do casal, sem a participação e interferência dos filhos pequenos como, por exemplo, saídas durante semana, jantar com amigos e até mesmo um tempo sozinho, favorece não apenas a relação do casal como também a vida individual de cada um. 

Manter a intimidade, a cumplicidade, a sexualidade e os projetos de casal são cuidados importantes. O casal que se esforça e se propõe a manter e desenvolver a vida íntima de casal não terá dificuldade em aquecê-la ou enriquecê-la na fase tardia da relação. 

Se por outro lado a família não conseguiu exercer bem estas tarefas cabe agora cada membro da família conversar e definir as tarefas e responsabilidades para os filhos adultos, sendo dever dos pais assumir sua vida pessoal e de casal, separando com clareza as funções de pais de filhos adultos e funções de casal.

Até a próxima,
Laura

** Imagem tirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário