segunda-feira, 16 de abril de 2018

Falando sobre família em livros infantis!


Seja você mãe/pai, cuidador, profissional da área da saúde que tem contato frequente com crianças, adolescentes ou bem como a família de maneira geral, sabe quão importante ela é para o desenvolvimento do ser humano. 

A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Sendo referência fundamental para qualquer pessoa, é na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações e expectativas.

Para elucidar melhor a importância da família e também da leitura em família, compartilho três livros infantis que abordam de maneiras diferentes a temática familiar e com isso trazem uma novo olhar para a mesma. Estes podem ser usados não apenas por pais e/ou responsáveis, mas também por profissionais da área da saúde.


No livro ‘ A árvore da família’ a autora Maísa Zakzuk, explica como tornar a pesquisa da árvore da família algo simples e prazeroso. O leitor vai se transformar no repórter da família e descobre sua árvore genealógica. A autora conta ainda a história da imigração no Brasil, de onde vieram os povos que formaram nosso país. Explica também a origem dos sobrenomes e conta curiosidades sobre o significado de vários nomes e dos brasões de família. A árvore da família propõe uma brincadeira divertida, que envolve pesquisa, geografia, história e muita cultura popular!



No livro ‘A família em primeiro lugar’ que faz parte da coleção terapia infantil, J. S. Jackson, escreve sobre o tempo em família e como valorizar e se dar conta que ele existe e precisa ser preservado. E além disso como precisamos nos adaptar dentro da própria família. 


 A  clássica série de livros do autor Todd Parr não pode faltar por aqui. No livro ‘O livro da família', novamente com  frases curtas, diretas e envolventes, ele mostra de maneira simples e divertida que existem diferentes tipos de famílias. 

Se você conhece outros livros que abordem este tema, compartilhe comigo! Vou adorar ler e compartilhar aqui no blog!

Até a próxima
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário