segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Crianças e tecnologia, como lidar com esta relação?



Desde muito pequenas, as crianças já sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino. Mas até que ponto o uso da tecnologia é importante aos pequenos?

Se você, assim como eu, leu em matérias de revista e até mesmo artigos sobre os pontos positivos e negativos deste uso, mas ainda tem receios e dúvidas quanto a esta relação, te convido a ler esta reflexão escrita por L’Ecuyer em seu livro*.

[...] não se aprende através da televisão, mas sim através da descoberta acompanhada por um pessoa querida. Não estamos a dizer que as novas tecnologias são más, porque não são. O objetivo é ir além do “bom ou mau”. Temos que nos perguntar se é realmente necessário, por exemplo, as crianças pequenas aprendam algo pela primeira vez através das novas tecnologias. Não existe um risco de que as crianças confundam o mundo digital com o mundo real? Para as crianças que só viram o coelho na televisão, o coelho de verdade não existe...Não há aqui um risco de que a virtualidade domine a realidade nas suas vidas?

Até a próxima,
Laura


*FONTE: L’ECUYER, C. Educar na curiosidade: Como educar num mundo frenético e hiperexigente?  Editora Planeta, 2017, 153p. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário