domingo, 29 de outubro de 2017

O respeito pelo ritmo das crianças!

                                                                     

Em algumas situações, costumamos dizer que as crianças são lentas. Lentas para comer, vestir-se, andar, obedecer e por ai vai...Mas será que elas são lentas de fato? E comparado com o quê?

De fato elas serão lentas se comparamos com o ritmo dos adultos, já que nós vivemos sempre no ‘depois’, na correria e atrás do tempo que ainda nem vivemos. Mas pelo contrário, as crianças vivem com intensidade e aproveitam o momento presente.

Diferente dos adultos, elas não vivem para cumprir obrigações, não pensam em horários ou lista de tarefas. Não sofrem pelo passado e não esperam demais pelo ‘amanhã’. Elas simplesmente aproveitam o momento. 

As crianças têm seus ritmos, sejam estes o biológico (sono, alimentação); intelectual ( para aprender, entender); afetivos ( carinho, atenção). Desta maneira, o ritmo das crianças não é igual ao do adulto, portanto satisfazer suas necessidades deve ser dentro do seu ritmo e de acordo com sua necessidades.

Cuidar dos ritmos e das necessidades básicas das crianças é fundamental para conseguir um bom desenvolvimento. Respeitar os ritmos das crianças também é respeitar as etapas do seu desenvolvimento sem as adiantar. As crianças precisam que respeitemos as suas etapas cognitivas e afetivas, e que protejamos a sua inocência sem ceder à tentação de uma redução do tempo da sua infância. 

Até a próxima,
Laura

FONTE: L’ECUYER, C. Educar na curiosidade: Como educar num mundo frenético e hiperexigente?  Editora Planeta, 2017, 153p.

Foto:@sysmstudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário