segunda-feira, 13 de março de 2017

Brincadeiras ao redor do mundo!


Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral. 

De acordo com a Adriana Friedmann*, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). Historicamente o homem sempre brincou, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando.

Desde minha mudança para Amsterdam, observo diferentes brincadeiras e os modos de brincar nas crianças. Ao morar em um país com muitas culturas, deve-se levar em conta que surgirão novas brincadeiras e que estas se mesclarão aquelas que nós brasileiros conhecemos. Novas regras e novos contextos, mas sempre tendo em mente quão importante esse momento é para o desenvolvimento das crianças.

Conversei com algumas crianças e seus pais e eles me contaram algumas brincadeiras típicas do seu país de origem. Na Alemanha, por exemplo, uma brincadeira que é muito popular entre as crianças alemãs parece-se com o nosso esconde-esconde, mas ao avesso. Neste jogo, apenas uma criança se esconde e todas as outras procuram. Quem encontra a criança escondida fica junto com ela no esconderijo, que vai se enchendo até sobrar uma só criança, que será a próxima a se esconder.

Já na Itália, uma brincadeira bem comum se resume a duas pessoas esconderem as mãos atrás das costas e ficarem de frente uma pra outra. Elas devem escolher uma quantidade de dedos para mostrar, ao mesmo tempo em que tentam imaginar quanto daria a soma de seus dedos com os do outro jogador. Juntas, mostram os dedos e gritam o número que pensam que é a soma. Quem acertar, vence.

Na Holanda, o “Spijkerpoep” é um jogo que crianças brincam em festividades bem como os adultos em despedidas de solteiro(a). O jogo é antigo e requer uma boa coordenação e concentração. Você precisa de uma corda, um prego ou caneta e uma garrafa. O prego ou caneta é anexado à corda e preso à parte traseira das calças do jogador. O objetivo do jogo é colocar o prego ou caneta na garrafa apenas movendo os quadris e as pernas. 

Fique à vontade para compartilhar alguma brincadeira, seja do seu país de origem ou alguma que você já vivenciou!

Até a próxima,
Laura 

*Autora de A arte de brincar (Vozes, 2004), O desenvolvimento da criança através do brincar (Moderna, 2006), entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário