domingo, 31 de julho de 2016

Dizer "não" aos filhos.


Na rotina do consultório é comum ouvir de pais e mães a dificuldade em dizer "não" aos filhos. Independente de ter dinheiro ou do pedido ser barato, os adultos devem lembrar que ser "bonzinho" não é permitir que a criança faça tudo que ela desejar.

Ser pai e/ou responsável é ter uma função e responsabilidade sociais perante os filhos e a sociedade. O fato de negar-lhe algo não faz de você uma mãe ou pai ruim e/ou frio, mas faz de você um adulto consciente que ensina que há limites para o TER.

Sabemos que os adultos não possuem um tempo de qualidade com as crianças, seja pelo excesso de trabalho ou pela rotina sobrecarregada. Fazendo com que esta situação seja um fator recompensador para seu filho. Presenteando-lhe a cada ausência, com o intuito de recuperar o tempo perdido e sanar a culpa e/ou tristeza.

Questione o que você valoriza: TER ou SER. Não é saudável para o desenvolvimento da criança e para a relação com ela que esta não sabia lidar com limites e que não respeitar os outros.

Como diz Tania Zagury, é obrigação dos pais satisfazer as necessidades das crianças, mas para isso é preciso distinguir claramente o que são realmente necessidades e o que são, na verdade, apenas desejos derivados da incapacidade dos pais em julgar, subjugados ao consumismo, à competitividade exacerbada da nossa sociedade, ao individualismo e aos medos e frustrações. 

Até a próxima,
Laura

Fonte: ZAGURY, T. O direito dos pais: construindo cidadãos em tempos de crise. Rio de Janeiro: Record, 2004. 8 edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário