segunda-feira, 5 de março de 2018

Como lidar com a expectativa dos pais!

                                                   

       Para falarmos sobre a expectativa dos pais na vida dos filhos é preciso ter cautela, ou seja, aquela famosa expressão ‘nem 8 nem 80’. É preciso sair da questão se a expectativa é “boa ou ruim” e avaliarmos como os pais e os filhos lidam com essas expectativas.

      É natural e normal os pais terem expectativas sobre os filhos. Conforme eles crescem e a família passa por etapas diferentes, as expectativas mudam. A questão está em como os pais enxergam seus desejos sobre o futuro dos filhos e se apesar de desejarem dão possibilidades para os filhos escolherem e se os filhos podem fazer bom uso dessa expectativa.

      A expectativa geralmente se cria uma vez que os pais desejam o melhor para os filhos, e na sua concepção, acreditam que sabem que é bom e correto a ser feito ou pelo desejo de não ver o filho sofrer o que eles sofreram.

Por outro lado, devemos ficar atentos com a auto-estima dos pais, já que para alguns o filho é a prova de sua competência, ou seja, se ele fizer a coisa certa é sinal de que os pais souberam educar e encaminhar corretamente, e assim podem mostrar aos outros e à si mesmos que são competentes. Já  outros pais sentem que se o filho fizer o que eles querem é sinal de que são amados por ele.

        Para auxiliar neste processo, questione o motivo de querer que seu filho siga determinado caminho e de que maneira você pode deixar claro suas expectativas, mantendo a possibilidade de escolhas para ele. Converse com seu filho e identifique as habilidades e características necessárias para o que vocês desejam dele. Descubra os desejos, os objetivos e as dificuldades que ele tem, para poder compreendê-lo e ajudá-lo.

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário