terça-feira, 12 de setembro de 2017

Crianças nos abrigos, você já pensou sobre isso?



Às vezes ouvimos falar de crianças e adolescentes que moram em abrigos, mas sabemos pouco sobre suas vidas e as razões de terem deixado suas casas. Na maioria das vezes o motivo de terem sido levados aos abrigos está relacionada ao abandono, a violência doméstica e a dependência química dos pais ou responsáveis. 

Assim como tantos outros assuntos, este é mais um que precisa ganhar visibilidade e conscientizar a sociedade sobre esta realidade. Seja você interessado no assunto ou profissional que esteja envolvido com o tema, talvez esta animação possa te auxiliar já que o filme pode ser usado tanto na escola quanto em sala de aula, para iniciar reflexões sobre relações familiares, adoção, morte, entre tantos outros.


A animação "Minha Vida de Abobrinha" (Ma Vie de Courgette) foi indicado ao Oscar em 2016 na categoria animação, e conta a história de Icare (também conhecido pelo apelido "Abobrinha"), um menino de nove anos que não tem pai e é abandonado pela mãe em um orfanato. Lá, ele passa por um difícil período de adaptações e aprendizados até ser aceito - e se aceitar - como parte daquele novo mundo, onde conhece outras crianças como ele e tira valiosas lições o amor, os laços afetivos e a amizade.

A animação traz um retrato sensível e poético dos impactos do abandono na infância, e conta a história considerando o ponto de vista da criança, entendendo a infância como um momento decisivo na construção da identidade. A animação é repleta de simbologias e metáforas tão fortes quanto delicadas.

Segue trailer da animação:




Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário