segunda-feira, 17 de julho de 2017

Desenhos educativos, o que há por trás?!


Você já parou para pensar porque os desenhos são como são e o que eles nos ensinam? Os desenhos animados surgiram no final do século 19 e desde então passaram por grandes transformações. Antigamente eram sem cor e áudio, e hoje há uma explosão de cores e gritaria. Cada desenho trazia, por trás, uma mensagem vinculada a estrutura social e política da época.


As décadas de 50, 60, 70 e 80 se seguiram com esses desenhos que apresentavam problemas do quotidiano da família, não importava o quão estranha ela fosse. Alguns exemplos são, Gato Félix, Michey, Betty Boop, Pernalonga e Tom e Jerry .

A partir da década de 90 houve outra transformação e nasceu a perseguição, luta entre os personagens, vitória dos bonzinhos, e muitas vezes finalizadas com uma lição de moral ou uma piada seca (ou ambas). Na década de 90, vemos um aprimoramento no humor dos desenhos. Sátiras se tornam comuns e as piadas, mais elaboradas, sendo introduzido então os desenhos para os adultos, como South Park, Simpsons e outros.

Em meio a tudo isso, temos também os desenhos educativos, que buscam ensinar às crianças pequenas conceitos matemáticos, de lógica, regras sociais, entre outros. Os primeiros desenhos desse tipo que fizeram bastante sucesso foram Vila Sésamo e Pistas de Blue. 

O programa Vila Sésamo, baseada no programa infantil norte-americano Sesame Street fez um sucesso tanto lá como no Brasil. Cada episódio era planejado por um equipe de especialistas, testado em crianças e depois filmado e reproduzido para o programa. Ou seja, eles levavam a sério a questão educativa.

Quero destacar aqui um episódio para ilustrar como o programa funciona. Professores e a equipe do programa Vila Sésamo sabem a importância que as funções executivas exercem na aprendizagem das crianças ( autocontrole, controle da atenção e a capacidade de resistir as tentações). Sendo assim, eles adaptaram uma pesquisa realizada pelo Psicólogo Walter Mischel da universidade de Stanford na década de 70, conhecido como “Teste do Marshmallow”, na qual um dos objetivos era testar o autocontrole das crianças. Segue a apresentação feita por Joaquim Posada, em um TED Talk,  aonde ele conta  e ilustra brevemente essa pesquisa: ( para ativar a legenda, clique em 'detalhes' na tela ) 


Sendo assim, a equipe de especialistas adaptou essa pesquisa e criou uma música, dentro do episódio, na qual o personagem Come-Come deveria resistir a sua tenção de devorar os cookies e criar uma estratégia para isso. Segue vídeo, em inglês, da música:


Este exemplo é apenas um dos milhares dos episódios que o programa Vila Sesámo reproduziu. O intuito do post é conscientizar o que está sendo reproduzidos nos desenhos e chamar a atenção para os desenhos educativos.

Até a próxima,
Laura

FONTE:
GOLEMAN, D. O foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Editora Objetiva, 2014.
GLADWELL, M. Tipping point. Little, Brown and Company, 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário