domingo, 7 de maio de 2017

Relação mãe e filho!


                                                                               Foto de Pascal Campion

Provavelmente você já ouviu de amigos e “especialistas” ou até mesmo leu sobre a importância da mãe para o desenvolvimento da criança ao longo de seu desenvolvimento e sobre o papel fundamental que ela tem na família. 

Mas seja ela mãe biológica, adotiva, do coração ou até mesmo os chamados “pães” essas pessoas são extremamente importante na vida dos filhos.  Para falar um pouco sobre essa relação, vou indicar alguns livros que abordam a relação mãe e filho para diferentes faixas etárias e situações diferentes.




Nesse livro sensível e delicado, a  escritora Isabel Minhós Martins descreve o coração de mãe como um lugar mágico, cheio de acontecimentos, ligado ao coração de cada um de seus filhos por um fio quase invisível. Leve prosa poética sobre a doce e afetuosa reação de uma mãe aos atos e às descobertas do filho. Evidencia a importância de cada gesto do filho, por menor que seja, para o coração da mãe. Ideal para crianças que passam pelo processo de alfabetização.


Quando a mãe da menina vai embora, é preciso encontrar explicações para lidar com uma ausência tão grande. Neste livro, a premiada autora suíça Brigitte Schär, apresenta aos jovens leitores a separação dos pais sob o ponto de vista infantil. Por meio deste livro podemos analisar como uma criança lida com a separação dos pais. A menina enfrenta a questão, por meio da fantasia, associando o tamanho da mãe à grande falta que ela lhe faz.


Neste livro, o autor Ilan Brenman, mostra que brincar de teatro pode ser uma ótima oportunidade de experimentar novos comportamentos por meio da construção de diferentes personagens. E tudo está muito divertido até o momento em que mamãe se transforma em um terrível lobo. E agora? 


Rosa Amanda Strausz conta neste livro a história de Levi. Um lobo que chega para morar com uma mãe separada e muda radicalmente o cotidiano da família. Quem não gosta nem um pouco da novidade é seu filho, acostumado a ser o rei da casa. Medo, ciúme e muita ação marcam o começo da divertida relação entre o menino e o lobo. Mas, aos poucos, este antagonismo em relação ao novo 'companheiro' vai se transformando em parceria e cumplicidade. A reconstrução da vida afetiva e familiar da mãe descasada - tema delicado e polêmico - é contada aqui com muita sensibilidade, humor e fantasia. 


Mamãe Cabra é uma mãe preocupada. Muito preocupada. Ela morre de medo de tudo, principalmente de que alguma coisa aconteça com seus cabritinhos. Por isso, vê perigo em toda parte. Às vezes ela exagera um pouco em seu cuidado. Para Mamãe Cabra, em qualquer hora e em qualquer lugar, alguém poderá fazer mal para seus filhotes, e ela só encontra uma saída para protegê-los: ficar perto deles. Neste livro, Beatrice Masini, explora as inquietações trazidas com a maternidade. 

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário