domingo, 6 de novembro de 2016

Falando sobre diferenças em livros infantis!



Achei que o meu hábito de entrar em um livraria e/ou biblioteca e ir direto para a sessão infantil ia diminuir. Para mim uma boa livraria é aquela que tem uma boa sessão de livros infantis. Percebo que alguns adultos me olham com curiosidade já que não estou acompanhada de nenhuma criança ou como se fosse um lugar proibido para adultos. Mas não me importo já que faço minha pesquisa sobre livros infantis para usar na terapia com crianças.

Já falei em outro post sobre a importância dos livros como uma ferramenta valiosa aos terapeutas, e também aos pais, já que permite tornar mais fáceis assuntos dos quais as crianças têm dificuldades de compreender e até mesmo expressar. Diferente do outro post neste vou compartilhar livros que abordam a diferença de diversas formas e pontos de vista. É comum acharmos livros que falam sobre expressão de sentimentos, luto, divórcio, entre outros... mas e os livros que falam e mostram como é ser diferente no dia a dia?!





O livro A Centopeia Perneta (ou A Incrível História da Cinquentopeia) de 2015 do autor Bruno Mendonça, está voltado para crianças com alguma limitação física. O livro conta a história de um bebê centopeia que nasceu sem um lado das perninhas, mas supera as limitações à medida que vai crescendo, enfrentando as dificuldades e treinando com muita dedicação. A centopeia torna-se uma campeã por uma nova técnica que criou. A história mostra que há espaço para todos que, com criatividade, subvertem os limites.


O livro o Perfume do mar, de 2008, do Jonas Ribeiro  conta a história de Toninho um menino deficiente visual  que tem os pais separados e adoram surpreendê-lo com presentes imateriais. Uma história dividida em três partes: olhar de filho, olhar de mãe e olhar de pai. Para Toninho, cada som traz um perfume, cada emoção tem um perfume. Ele não enxerga com os olhos, mas vê o mundo de um jeito especial.




O livro Tibi e Joca, de 2001, escrito pela Cláudia Bisol conta a história de Joca, um menino surdo, e o seu amigo Tibi. Juntos, eles fazem uma descoberta que mudará as vidas de Joca e sua família. Este livro pode ser facilmente compreendido por crianças surdas e ouvintes, já que tem um boneco-tradutor que sinaliza as palavras-chave de cada página.




O livro Um mundinho para todos da autora Ingrid Biesemeyer B, de 2006, conta de uma maneira muito simples e divertida as diferenças que existem entre os lugares, coisas e pessoas. O livro contém texto e ilustrações em tinta e braile.  

Espero que tenham gostado das dicas. Se tiver alguma indicação compartilhe comigo.

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário