sábado, 27 de agosto de 2016

Escutatória!



Hoje dia 27 de agosto comemora-se o dia do Psicólogo. Já falei em outro post o que acho sobre as datas comemorativas. Como os demais dias de comemoração, um dia também de conscientização e celebração.

Provavelmente você conhece alguém que já foi ao psicólogo ou até mesmo já foi alguma vez na sua vida. Profissão dita para os "loucos", com famílias disfuncionais e por aí vai...Como psicóloga e também como paciente (sim, nós profissionais precisamos fazer terapia pelo menos um vez na vida, pois para cuidar do outro, precisamos cuidar de nós antes), digo que não é fácil ouvir.



Como diria Rubem Alves em sua crônica, "Escutatória": "[...] todos querem aprender a falar mas poucos querem aprender a ouvir". Concordo com ele, muito se prega sobre aprender a falar, mas pouco sobre ouvir.

Ouvir sem dar palpite, sem querer ganhar vantagem na história do outro e sem julgar é difícil.

Ouvir sem julgar, sem misturar sua história com a do outro, acolher e olhar para o fato compartilhado, mostrando outros pontos de vista é para poucos... poucos que aprenderam a arte por trás disso.

Estes estudaram, se especializaram e estão nas mais diversas áreas não apenas para "ajudar", mas alguém que está disposto a ouvir e de certa forma agradecer, pois não é sempre que compartilha-se a história de vida com um estranho. Agradeço a todos que passaram pela minha vida e parabéns aos colegas de profissão!!

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário