terça-feira, 5 de julho de 2016

Filhos íntegros!



Em meio às mudanças recorrentes em nossa sociedade e às transformações no modelo familiar e nas maneiras de educar os filhos, fica a pergunta: como ensinar integridade, ética e outros valores essenciais ao desenvolvimento?



Talvez você ainda não tenha pensado sobre este assunto porque seus filhos são pequenos, ou por ter uma relação baseada no diálogo e na confiança. O receio dos pais aumenta à medida que os filhos crescem e passam a estar em novos ambientes e sob novas influências, como os programas de TV, novelas, músicas e amigos, levando os pais a se questionarem sobre como agir frente às novas situações, tendo em vista os princípios ensinados.

A autora Tania Zagury* expõe que, atualmente, ser um “bom menino” não significa apenas saber o que é certo ou errado, mas também conseguir se opor a atitudes que contrariam os princípios norteadores da sociedade. Ou seja, para se opor ao grupo, independente do motivo, e fazer escolhas adequadas é preciso ter muita segurança e saber que os princípios que você ensinou como pai/mãe ou responsável, estão em primeiro lugar.

Para a autora, criar adultos dignos depende de duas coisas: da maneira pela qual os pais vivem o dia a dia e da confiança que têm nos valores que guiam suas ações. Ou seja, é necessário não apenas serem honestos mas também não duvidarem da força dos princípios. Se os pais vivem de acordo com princípios, estarão encorajando os filhos a seguirem seus passos, mesmo sem perceber.  Por exemplo: não mentindo, não aceitando uma conta errada no restaurante, respeitando a lei, entre outros.

Essa forma de viver será suficiente para que seus filhos acreditem nos valores...vocês vivem de acordo com o que defendem!

Até a próxima,
Laura

*Fonte: ZAGURY, T. O direito dos pais: construindo cidadãos em tempos de crise. Rio de Janeiro: Record, 2004. 8 edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário