segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pelos Olhos de Maisie !





Compartilhar com amigos que você tem pais divorciados é comum, mas há uns anos atrás não era. Talvez se escondesse o fato por vergonha ou por receio de lidar com os desdobramentos que vem com esta mudança. Mas o que as crianças, filhas de pais que estão passando pelo divórcio sabem, o que é explicado a elas e como elas veem tudo isso?

O divórcio é uma crise no ciclo de vida familiar que causa desequilíbrio emocional não apenas no casal, mas também nos membros que compõem o sistema. Desta forma, as pessoas são afetadas, cada uma a sua maneira.  

Há muitos fatores envolvidos na separação, mas o que mais me chama atenção é a comunicação dos pais com filhos. O filme “ Pelos Olhos de Maisie”  retrata de um forma muito tocante e extremante real, como uma criança enxerga as crises e o divórcio dos seus pais. Através de Maisie, de sete anos, podemos ver como uma criança enxerga os conflitos entre os pais, as mudanças na sua vida após o divórcio, os novos relacionamentos dos pais separados e em meio a tudo isso, sua capacidade de adaptação.  

O filme retrata a dificuldade dos pais que, ao se divorciarem, deixam de exercer o papel de pais, contudo o fato da vida conjugal não existir mais não justifica o rompimento dos vínculos parentais. Muitas vezes, os casais que se divorciam transformam a guarda dos filhos em uma disputa mobilizada pelo poder e/ou pela vingança.

Filmes como este, fazem questionar sobre os possíveis recursos que possam amenizar os sofrimentos causados pelo processo do divórcio e facilitar o processo de adaptação e elaboração dos filhos envolvidos.

Convido você a ver o filme e a refletir comigo.




     Até a próxima,
     Laura 

Um comentário: