Lançado em janeiro deste ano, o livro escrito por Catherine L’Ecuyer apresenta uma nova hipótese/ teoria da aprendizagem. Este livro já foi traduzido para quatro línguas e tem recebido excelentes críticas.
De maneira geral, esse livro é fundamental para repensar o modo como estamos a deixar que as crianças aprendam o mundo e para recuperar o respeito pela essência da infância, seus ritmos, a sua inocência e o seu sentido de mistério.
[ ]...As pilhas devem devem nascer dentro da criança. Não é o
brinquedo que deve funcionar, é a criança que deve ter a iniciativa
através da brincadeira. Pg 63
Mais do que focar e tentar responder os efeitos da superestimulação no desenvolvimento infantil, na capacidade de imaginar, no brincar e na aprendizagem, a autora nos mostra como a curiosidade tem um papel central, mas muitas vezes renegado, na aprendizagem.
[ ]....educar na curiosidade consiste em respeitar a sua liberdade interior, contando com a crianças no processo educacional; respeitar os seus ritmos; fomentar o silêncio, a brincadeira livre; respeitar as etapas da infância; rodear a criança de beleza, sem saturar os sentidos...Pg 56
O livro está repleto de referências teóricas para aqueles que desejam saber mais sobre o tema e muitas vezes não sabem aonde procurar. Propondo com que olhemos para as crianças e assim para a infância sob um nova perspectiva: valorizando a criança, a curiosidade e a Beleza.
O livro pode ser encontrado em lojas físicas e online. E aah, no dia 13 de Dezembro, Catherine dará uma conferência em São Paulo, no Seminário Internacional de Educação Integral. Para maiores informações sobre a agenda da autora, visite o site: https://catherinelecuyer.com/
Até a próxima,
Laura
* tradução em português de Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário